São Paulo, 11 de Dezembro de 2017

Programa USP Recicla

   

Promovendo a Sustentabilidade Socioambiental na USP

 

A Universidade de São Paulo criou o programa USP Recicla - da Pedagogia à Tecnologia (na década de 1990), respondendo a uma necessidade de engajamento e mudança de atitudes dentro da instituição acadêmica motivada principalmente por pressões e iniciativas da própria comunidade da USP, pela crescente divulgação e preocupação social com a problemática do lixo no país e pela preparação da ECO-92, no Rio de Janeiro.

     


 

O USP Recicla é um programa permanente de educação ambiental e gestão compartilhada de resíduos sólidos, com missão de contribuir para o estabelecimento de uma política de gestão de resíduos, melhoria da qualidade de vida na USP, no seu entorno e na sociedade em geral. Envolve em seu funcionamento um conjunto de funcionários, bolsistas, agentes de sustentabilidade, gestores de coleta seletiva e cerca de 70 comissões de unidades e órgão. O programa tem o envolvimento institucional dos sete campi da USP mobilizando cerca de 600 pessoas da comunidade uspiana – a maior rede de relacionamento da USP!

 

   

Desde sua implantação já foram desenvolvidas inúmeras ações pautadas no princípio dos 3Rs (Reduzir, Reciclar, Reaproveitar) das quais destacamos: adoção de canecas duráveis, promoção e implantação da coleta seletiva de recicláveis,  coleta diferenciada de pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes; compostagem de resíduos orgânicos; eventos de trocas de objetos usados, orientação de projetos acadêmicos, formação interna dos envolvidos no processo de minimização de resíduos na USP.
 

 

 A primeira versão dos Indicadores de Sustentabilidade da USP, lançado em outubro de 2009, aponta importantes estimativas de consumo de energia, água, resíduos, transporte e construções, bem como apresenta a pegada ecológica da Universidade com base no inventário de gases do efeito estufa gerados a partir de levantamentos de consumos nos sete campi da USP.