São Paulo, 11 de Dezembro de 2017

Esclarecimentos sobre o pool de gráficas

Imprimir esse texto

Data: 28/09/2016

A partir do dia 03/10/2016 (segunda-feira) estará em funcionamento o pool de gráficas, do qual o IAG é participante. A medida faz parte dos ajustes administrativos que a Universidade de São Paulo como um todo está realizando, e possibilitará ao IAG manter uma diversidade de serviços de impressão e acabamento.

Informações: Luciana Silveira - lhys@usp.br - R: 914650

 

1. O que é pool de gráficas?

O pool é a unificação dos serviços de gráfica de cinco unidades da USP – IME, IF, FEA, Poli e IAG – em um único centro. O serviço será realizado na gráfica do IME, que conta com mais espaço e mais recursos técnicos.

 

2. Como faço para usar os serviços do pool de gráficas?

Foi desenvolvido um sistema para o envio de solicitações de gráfica, que pode ser acessado com seu número USP e senha única em: https://grafica.uspdigital.usp.br/

Você determina o tipo de serviço e a quantidade de cópias, e envia o original digital.

 

3. O que acontece quando eu envio uma solicitação?

Sua solicitação é enviada primeiro para um autorizador, que verifica as especificações do serviço e confirma a disponibilidade de recursos para a impressão. Depois que a solicitação for autorizada, ela é incluída na fila de serviços da gráfica. O serviço é então realizado pela gráfica do IME.

Você é notificado por email de cada etapa desse processo.

 

4. E se eu quiser fazer cópias de um material que não é digital?

Na sua solicitação, informe que irá realizar a entrega do material pessoalmente. Depois que sua solicitação for autorizada, você pode levar o material para a gráfica, no IME. O mesmo procedimento deve ser feito quando você quiser imprimir um material utilizando papel que você já tem.

 

5. Quando meu material ficará pronto?

O prazo máximo para a maioria dos serviços é de três dias úteis, mas ele pode ser concluído antes (dependendo da fila de solicitações). Você será informado por email quando ele estiver pronto para retirada.

 

6. E se eu precisar do material com urgência?

É importante que todos se planejem e enviem suas solicitações de serviço já considerando o prazo de confecção. Não é possível “furar a fila”.

 

7. Como vou receber o material?

O solicitante é responsável pela retirada de seus materiais prontos na gráfica do IME. No formulário de solicitação, você pode indicar de uma a três pessoas autorizadas a retirar o material.

 

8. Não tenho acesso ao sistema de gráfica com meu número USP. Como devo solicitar?

Você deve fazer a solicitação para a Seção de Contabilidade do IAG. Seu acesso será habilitado depois de até 24 horas; por isso, sugerimos que você verifique desde já se tem acesso e se vai precisar dele.

O acesso ao sistema do pool de gráficas é restrito para servidores docentes e técnico-administrativos das unidades participantes.

 

9. O que acontece se meu pedido for negado pelo autorizador?

Solicitações negadas pelo autorizador serão devolvidas ao solicitante, com o motivo especificado. Você também pode procurar a Seção de Apoio Institucional do IAG (que inclui a antiga “Gráfica”) para tirar suas dúvidas.

Para facilitar o processo de autorização, preencha adequadamente o campo “Finalidade” no formulário.

 

10. O que acontece com a minha cota de impressão?

As cotas não foram alteradas – apenas serão realizadas na gráfica centralizada.

 

11. Os estudantes poderão utilizar suas cotas?

Sim, mas eles não podem ter acesso ao sistema com seu número USP. Para fazer a solicitação, o estudante deve levar seu material para a Seção de Apoio Institucional do IAG (na sala da antiga “Gráfica” – P-111). Estudantes também serão notificados por email para retirarem o material pronto no IME.

 

12. Posso usar o serviço acima do meu limite semestral de cópias e pagar ao IAG pelo serviço?

Não serão autorizados serviços de cópia e impressão após o uso total da cota do semestre. Mas a gráfica do IME realiza serviços pagos solicitados diretamente no balcão.

 

13. Estou tendo dificuldade para especificar o tipo de serviço que eu preciso. Posso ter alguma orientação no IAG?

Sim. Procure a Seção de Apoio Institucional do IAG (antiga "Gráfica") – Sala P-111 ou ramal 912846.

 

14. Posso fazer minha impressão na gráfica do IAG?

Não. O serviço deixará de ser oferecido no IAG após o início das atividades da gráfica centralizada.

 

 


Voltar